Categorias do impolítico

Traduzido em 2019, “Categorias do impolítico” (Autêntica) do italiano Roberto Esposito é um convite para pensarmos a política contemporânea em outra chave. Longe dos ideais modernos, Esposito questiona a capacidade representativa e institucionalizante da filosofia política, indo buscar em sua última fronteira, no impolítico, aquilo que fica de fora de seu discurso. Para isso, articula diferentes pensadores, indo de Maquiavel e Hobbes a Foucault e Arendt com grande erudição.

Roberto Esposito

Um dos principais filósofos italianos hoje com um trabalho que tem lançado novas perspectivas sobre a filosofia política. É professor no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Escola Normal Superior de Pisa, na Itália, e pesquisador no CIRLPGE. Dentre suas obras publicadas no Brasil, estão “Bios. Biopolítica e Filosofia”, “Termos da Política: Comunidade, Imunidade, Biopolítica”, “As pessoas e as coisas”, e outras. – Confira o perfil do autor.


Vladimir Safatle

Safatle é livre-docente de filosofia na USP e foi colunista da Folha de S. Paulo de 2011 a 2019. Suas palestras e livros se concentram, principalmente, nas interações entre filosofia, psicanálise e teoria política. Como autor, já publicou “O circuito dos Afetos”, “Grande hotel abismo”, “Dar corpo ao impossível”, dentre outros. Ele também é compositor e, em 2015, ganhou o Prêmio Aplauso de Melhor Trilha Sonora Original por “Caesar”, peça de Roberto Alvim. – Confira o perfil do curador.

 

Se você ainda não se inscreveu ou chegou a tempo de
receber a edição 20 com indicação de leitura
do Vladimir Safatle, a Panaceia te ajuda.

É só acessar nosso site e fazer o seu cadastro:

www.panaceiaclube.com.br

A aquisição das edições passadas é exclusividade dos associados!

Os interessados devem enviar um e-mail para
contato@panaceia.com.br
informando o CPF de cadastro e qual
kit gostaria de adquirir.

*Será emitido um boleto avulso para o pagamento

Compartilhe: