Foto: Maurício Santos

Conheça e opine sobre as indicações de quem curte a Panaceia

No Dia Internacional do Livro, perguntamos aos leitores qual obra transformara suas vidas. A lista a seguir reúne sugestões de obras de ficção e não-ficção. Conheça as dicas e participe, compartilhe, opine.

O Processo, de Franz Kafka

Debora Fernandes Lobão leu um dos clássicos de Kafka aos 20 anos. “A partir deste livro”, relata, “consegui entender o estranhamento que sentia sobre as situações vividas no Brasil. O detalhe é que li este livro em meio a um divórcio realizado por meio da Justiça gratuita”.

A Guerra Não Tem Rosto de Mulher, de Svetlana Aleksiévitch

“O livro fala sobre a Segunda Guerra Mundial por meio de relato de mulheres”, informa o Doses de Literatura. “A autora queria dar voz a elas, já que pela força das convenções muitas se viram com vergonha de falar que foram para o front”.

Segundo Sexo, Simone de Beauvoir

Raffaela Silvestre: “Comprei este livro há dez anos, em 2008. Só no ano passado consegui lê-lo. Foram três meses de estudo e leitura ininterruptos. Foi muito difícil, mas transformador. Eu me transformei ao lê-lo. Foi muito profundo, muito duro, muito libertador… Uma catarse”.

Walden, Henry Thoreau

“Fala sobre um estilo de vida mais simples”, explica Juju Lima. “Leve e ambientalmente menos agressivo, sobre valores, necessidades e consumismo”.

 

História da Loucura, Michel Foucault

Elysa Dias não informou a influência do livro sobre sua vida. Este clássico da filosofia analisa a evolução do conceito de loucura ao longo do tempo e explica como ela se relaciona com outros conceitos, entre eles sanidade, produção, trabalho e riqueza.

A Cruz de Hitler, Erwin Lutzer

A indicação de Graci de Cicco aborda a conivência de líderes cristãos com o nazismo e o Holocausto. O teólogo Lutzer tenta entender como Hitler hipnotizou as igrejas cristãs, que apoiaram os nazistas ou silenciaram diante das atrocidades que provocaram a morte de seis milhões de judeus.


Confira também outras indicações de leitura em nosso site.

Compartilhe: