Tom Zé indicou a maravilhosa reunião de cartas trocadas entre dois outros gênios da cultura brasileira, Câmara Cascudo, nosso maior estudioso do folclore basilerio e Mário de Andrade, poeta modernista a quem devemos um de nossos maiores personagens literários, o Macunaíma!

O livro “Câmara Cascudo e Mário de Andrade: Cartas 1924-1944” foi organizado por Marcos Antonio de Moraes e reúne as melhores trocas de correspondências entre esses dois personagens cujas suas obras são fundamentais para o entendimento do Brasil.
⠀⠀
E desse mergulho pela brasilidade durante os mais de 20 anos em que essas cartas foram trocadas, nós resgatamos a literatura de cordel e a técnica da xilogravura para compor os materiais que acompanham o livro e são responsáveis por garantir a atmosfera do tempo e do debate que queremos te convidar a fazer!

Inspirado no livro, o cordelista e poeta de Fortaleza, Costa Sena compôs um cordel inédito e ilustrado por Heitor Yida. Uma carta em forma de cordel, direto do presente, para agradecer a esses nossos grandes personagens do passado. O cordel é uma das manifestações artísticas mais tradicionais da cultura brasileira, tanto que virou patrimônio cultural.

E para manter o espírito mensageiro, o brinde é um cartão postal, preparado especialmente para que você possa enviar a alguém (ou guardar para sua recordação) e manter viva essa forma tradicional de comunicação.

A revista-guia de de leitura e o marcador de páginas também emergiram desse universo da xilogravura e trazem detalhes dos autores, do organizador e contam mais histórias de nosso curador. A revista traz uma ilustração inédita de Ruan Yagami, além das dicas para complementar sua leitura, com outros livros, vídeos e música, muita música porque a sonoridade da cultura brasileira esteve presente durante todo o mês de agosto conosco, nessa viagem lítero-musical a que Tom Zé nos levou!

 

Se você ainda não se associou ou não chegou a tempo de receber a Edição 31 com indicações de leitura de Tom Zé, a Panaceia te ajuda!

É só acessar nosso site e fazer o seu cadastro:

www.panaceiaclube.com.br

A aquisição das edições passadas é exclusividade dos associados!

Compartilhe: