A filósofa, socióloga e acadêmica que revolucionou os estudos da sociologia com sua pesquisa, sem se limitar ao discurso – já que sua obra inspira e empodera muitas mulheres de forma pragmática por todo o mundo- Patricia Hill Collins é referência na discussão sobre feminismo e gênero, tendo destaque dentro da comunidade afro-americana.

Nascida em 1948, na Filadélfia, Pensilvânia/ Estados Unidos, Collins estudou em escolas públicas na infância. Na graduação, cursou sociologia na Universidade de Brandeis, em Waltham, (Boston), formando-se em 1969. Ela obteve o título de mestre na Universidade de Harvard em 1970, e no mesmo ano começa a lecionar na Faculdade Comunitária St. Joseph, em Roxbury, (Boston). Em 1984 retorna para a Universidade de Brandeis onde recebe o título de doutora em sociologia.

Foi em 1990 que Hill lançou seu primeiro livro, quando torna-se uma das protagonista na história da luta pelos direitos e visibilidade das mulheres negras: “Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness and the Politics of Empowerment”. O título ganhou notoriedade e chegou a ser traduzido para o coreano.

Patricia seguiu trilhando um caminho de conquistas. É a primeira presidenta afro-americana da Associação Americana de Sociologia (ASA) e ocupa o cargo de docente na renomada Universidade de Sociologia de Maryland, College Park, nos Estado Unidos.

Sobre “Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness and the Politics of Empowerment”

O notório livro de Patricia Hill Collins foi um dos responsáveis por dar voz a intelectuais afro-americanas. Apesar das dificuldade causadas pela intensa discriminação racial e de gênero, existe uma rica tradição intelectual que não é amplamente conhecida e divulgada ainda na atualidade. Em “Black Feminist Thought”, Collins da visibilidade à produção e idéias de intelectuais feministas e escritoras negras, tanto dentro quanto fora da academia. Aqui a socióloga fornece uma estrutura interpretativa para a obra de pensadoras feministas negras importantes como Angela Davis, Alice Walker e Audre Lorde.

 


ASSOCIE-SE

e receba o kit com o livro indicado pelo curador de janeiro:

acesse o nosso site

Compartilhe: