Originalmente escrito em 1939, “Rosa Luxemburgo: Pensamento e Ação” (Boitempo) é uma das mais importantes e respeitadas biografias sobre a filósofa e economista marxista polaco-alemã. A proximidade entre o autor Paulo Frölich e a biografada se expressa na sensibilidade da obra. A juventude, os estudos, a relação com Leo Jogiches, as obras publicadas, a luta pelos ideais marxistas, a prisão na Polônia e o assassinato de Rosa Luxemburgo pelos militares pré-fascistas são descritos com grande acuidade, revelando uma figura única e central do pensamento revolucionário. Assista ao comentário do curador Jean Wyllys sobre a obra no vídeo a seguir.

Paul Frölich era alemão e dedicou sua vida à luta pelos ideais marxistas. Como jornalista, passou pela Primeira e Segunda Guerra Mundial vendo, de perto, as barbáries de um conflito que devastaria seu país e, inclusive, o jogaria em um campo de concentração. Mesmo assim, foi capaz de escrever várias obras, dentre elas a biografia “Rosa Luxemburgo: Pensamento e Ação”, apresentando o legado da filósofa com quem esteve lado a lado na fundação do Partido Comunista da Alemanha em 1918. Leia o perfil do autor aqui.

Jean Wyllys é professor, pesquisador e escritor com uma atuação ampla, principalmente na defesa das minorias. Foi deputado federal por dois mandatos durante os quais realizou diversos projetos de lei e debates responsáveis por colocá-lo como uma das personalidades mais importantes na luta pela diversidade. Jornalista de formação, os livros para ele são fundamentais e, como autor, já publicou “Tempo bom, tempo ruim: Identidades, políticas e afetos”, “O que será: A história de um defensor dos direitos humanos no Brasil”, dentre outros. Leia o perfil do curador aqui e assista ao comentário dele sobre o hábito da leitura abaixo.

Se você ainda não se inscreveu ou chegou a tempo de
receber a edição 21 com indicação de leitura
do Jean Wyllys, a Panaceia te ajuda.

É só acessar nosso site e fazer o seu cadastro:

www.panaceiaclube.com.br

A aquisição das edições passadas é exclusividade dos associados!

Os interessados devem enviar um e-mail para
contato@panaceia.com.br
informando o CPF de cadastro e qual
kit gostaria de adquirir.

*Será emitido um boleto avulso para o pagamento

 

Compartilhe: