A brilhante pesquisadora Carla Alkotirene trabalha como assistente social em Salvador, em Pronto Atendimento às mulheres vítimas de violências, é mestra e doutoranda em Estudos sobre Mulheres, Gênero e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia. Seus estudos sobre interseccionalidade foram publicados no livro “O que é interseccionalidade”, da coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro, que também já foi curadora por aqui em novembro do ano passado.

A obra é uma introdução didática a respeito da metodologia, que visa trazer ao primeiro plano outros aspectos sociais da vivência da mulher negra, para além do gênero, como a raça, classe social e a estrutura do racismo.

Alkotirene é militante e trabalha para a inclusão de pessoas negras no ambiente acadêmico, pois foi a partir da revolta de se ver como a única pessoa negra em sua turma de mestrado que a pesquisadora idealizou a Opará Saberes, curso de extensão para candidaturas negras ao ingresso no mestrado e doutorado.

Inspirados na luta e potência da escrita desta jovem que passaremos o mês de novembro, esse período tão importante para a luta antirracista.

📚 Faça parte da Panaceia e receba em casa um livro indicado por Carla Alkotirene!

Assine já!

Compartilhe: