Como alguém sentado em uma cadeira, dentro de um escritório, consegue ganhar milhões de dólares apostando numa crise econômica?

Esse é o caso da foto. Conhece esse sujeito? É ator Christian Bale no filme “A grande aposta” interpretando Michael Burry, um investidor norte-americano que conseguiu prever a crise do chamado “subprime” em 2008 e ficar milionário com ela.

A história de Burry foi adaptada para o cinema e, hoje, divide prateleira com outros longas e documentários que procuram entender o ponto em que chegamos no capitalismo. Num mundo globalizado, com novas formas de trabalho e de vida, com crises políticas e financeiras ininterruptas, a sociedade contemporânea tem muitos focos de urgência.

Algumas edições do clube também se debruçaram  sobre essas questões usando diferentes abordagens: a Edição 18, com”Utopia para realistas” do historiador Rutger Bregman; a Edição 16, com “Uberização” de Tom Slee; a Edição 11, com “Big Tech” do crítico de tecnologia Evgeny Morozov.

Neste post você encontra uma lista de filmes para entender como chegamos no capitalismo atual no qual acionistas como Burry ficam ricos da noite para dia e grandes corporações determinam o futuro de milhares de pessoas.

Koyaanisqatsi (1982)

Dirigido por Godfrey Reggio e com trilha sonora de Philip Glass, esse clássico é o primeiro filme da Trilogia Qatsi. Sem diálogos ou narração, o longa traz imagens de cidades e paisagens norte-americanas em slow motion e em time lapse mostrando o desenvolvimento do capitalismo.

Capitalismo: Uma história de amor (2009)

Dirigido pelo aclamado documentarista Michael Moore, este filme enfoca a crise financeira global de 2007–2009 e os impactos da economia norte-americana na vida das pessoas.

Trabalho Interno (2010)

Dirigido por Charles Ferguson, este filme com narração do ator Matt Damon ganhou o Oscar de Melhor Documentário de Longa-metragem. Nele, Fergunson nos apresenta o impacto da crise financeira e o jogo político para controlá-la.

A Grande Aposta (2015)

Dirigido por Adam McKay, o filme conta a história de Michael Burry, investidor que conseguiu prever a crise do “subprime” em 2008 e ganhar milhões de dólares com ela. O longa ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Salvando o capitalismo (2017)

Dirigido por Jacob Kornbluth e Sari Gilman, este documentário acompanha o professor e ex-secretário do trabalho Robert Reich, com suas ideias para salvar o capitalismo e reduzir a desigualdade de renda.

 

Compartilhe: